Cessar-fogo Israel-Hamas acompanhado de perto
A comunidade internacional está acompanhando de perto um cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista islâmico palestino Hamas, que está em vigor há três dias.
O Egito mediou o cessar-fogo com o apoio dos Estados Unidos para pôr fim a 11 dias de lutas ferozes.
Mas a preocupação permanece com um possível ressurgimento de tensão. As forças de segurança israelenses e palestinos se enfrentaram em Jerusalém na sexta-feira (21), o dia em que o cessar-fogo entrou em vigor.
Um órgão oficial da mídia palestina informou que uma delegação egípcia manteve conversações com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, no sábado (22), para discutir formas de firmar a trégua.
Os EUA logo enviarão o Secretário de Estado, Antony Blinken, para manter conversações tanto com as autoridades israelenses quanto palestinas.
O Coordenador Especial Adjunto das Nações Unidas para o Processo de Paz no Oriente Médio, Lynn Hastings, visitou a Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, que foi fortemente atingida pelos ataques aéreos israelenses. Ela é também uma coordenadora humanitária para o território palestino.
Ela avaliou os danos e disse que há muitas necessidades, incluindo abrigo e assistência médica. Ela acrescentou que a ONU e outras agências de assistência, como organizações não-governamentais, reuniriam e priorizariam recursos para a reconstrução da Faixa de Gaza.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am