Altos oficiais do Japão e dos EUA se reúnem no Havaí
Altos oficiais das Forças de Autodefesa do Japão e militares dos EUA concordaram em permanecer firmes contra qualquer tentativa de mudar o “status quo” no Mar da China Oriental.
O Chefe de Gabinete das Forças de Autodefesa do Japão, Self Defense Forces – SDF do Japão, General Yamazaki Koji, conversou com o Chefe do Gabinete Conjunto dos EUA, General Mark Milley, no Havaí, nesta sexta-feira (30). Eles estavam lá para participar de uma cerimônia de mudança de comando para o Comando Indo-Pacífico dos EUA.
O Ministério da Defesa japonês disse que Yamazaki e Milley discutiram a situação da região Indo-Pacífico, onde a China está aumentando sua presença.
O ministério diz que eles reafirmaram o compromisso inabalável dos Estados Unidos com a defesa do Japão sob o Tratado de Segurança Japão-EUA, incluindo a defesa das Ilhas Senkaku no Mar da China Oriental.
O Japão controla as ilhas. China e Taiwan as reivindicam.
O governo japonês mantém que as ilhas como parte inerente do território do país, em termos de história e direito internacional e que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida sobre elas.
Os navios do governo chinês têm entrado, repetidamente, nas águas territoriais do Japão em torno das ilhas.
Yamazaki, Milley e sua contraparte sul-coreana concordaram, na quinta-feira, em trabalhar de perto para lidar com os programas nuclear e de mísseis balísticos da Coréia do Norte.
- Evento beneficente em Nisshin reúne solidariedade e apoio - 23 de dezembro de 2024 6:27 am
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am