Vietnamitas são a segunda maior população estrangeira no Japão
Vietnamitas tornaram-se a segunda maior população estrangeira no Japão no ano passado.
A Agência Japonesa de Serviços de Imigração informa que havia cerca de 2,89 milhões de estrangeiros no Japão no final do ano passado, cerca de 46.000 a menos do que no ano anterior.
Por país e região, a China encabeçou a lista com 778.112 pessoas, seguida do Vietnã com 448.053 e da Coréia do Sul com 426.908.
O Vietnã foi responsável por mais de 15% do total, apresentando um aumento de mais de 10 vezes nos últimos 10 anos.
O país superou a Coréia do Sul pela primeira vez, devido a um recente aumento do número de vietnamitas, principalmente estudantes e estagiários técnicos – trainnes, que vieram ao Japão.
Enquanto isso, 15.875 cidadãos estrangeiros foram ordenados a deixar o Japão por excesso de permanência e outras razões no ano passado.
Quase 70% deles, ou cerca de 11.000 pessoas, estavam trabalhando ilegalmente, principalmente nos setores da agricultura e da construção civil.
O número de estrangeiros que foram deportados foi de 5.450. Isso é pouco mais da metade do número do ano anterior, já que o número de vôos caiu devido ao coronavírus.
Os estrangeiros que são obrigados a deixar o Japão muitas vezes se recusam a fazê-lo e são detidos por longos períodos de tempo no país.
Para resolver o problema, a Agência de Serviços de Imigração pretende promulgar um projeto de lei para revisar o controle de imigração e outras leis relevantes para permitir que os estrangeiros vivam com parentes até que deixem o Japão.
- Evento beneficente em Nisshin reúne solidariedade e apoio - 23 de dezembro de 2024 6:27 am
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am