Reino Unido enviará grupo de ataque de porta-aviões para a região Indo-Pacifico
O governo britânico enviará um grupo de ataque liderado pelo novo porta-aviões da Marinha Real, HMS Queen Elizabeth, para a região do Indo-Pacífico.
O Secretário da Defesa, Ben Wallace, explicou o plano de implantação no Parlamento, nesta segunda-feira (26).
De acordo com o plano, o grupo de ataque do porta-aviões partirá em maio para uma viagem de sete meses do Mediterrâneo para o Oceano Índico e o Pacífico.
Ele visitará mais de 40 países, incluindo escalas em portos no Japão, Índia, Coréia do Sul e Cingapura.
Wallace disse que a mobilização estreitará os laços políticos na região.
Ele também abordou a China, que, segundo ele, é cada vez mais assertiva. Mas ele acrescentou que o grupo de ataque não está indo para o outro lado do mundo para fazer provocações.
O Chefe Assistente do Estado-Maior da Marinha, Contra-Almirante Iain Lower, disse à NHK que o Japão e a Grã-Bretanha são nações com a mesma mentalidade, abertas e de comércio marítimo. Ele disse que o grupo de ataque não só visitará o Japão, mas também participará de exercícios conjuntos.
No mês passado, a Grã-Bretanha lançou uma nova política sobre diplomacia e segurança, o que exigiu um foco crescente na região Indo-Pacífico.
O último destacamento é visto como uma tentativa de reforçar o envolvimento da Grã-Bretanha na região, em meio à crescente tensão entre os Estados Unidos e a China.
- Rubio anuncia não comparecimento na reunião de ministros do G20 - 7 de fevereiro de 2025 4:33 am
- Hamas e Arábia Saudita rejeitam proposta de Trump sobre Gaza - 7 de fevereiro de 2025 4:22 am
- Serviço Postal dos EUA suspende pacotes da China e Hong Kong - 7 de fevereiro de 2025 3:54 am