Líderes da ASEAN discutirão a situação em Myanmar
Os líderes dos países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático, ou Association of Southeast Asian Nations – ASEAN, se reunirão no sábado (24), para discutir como responder à situação em Myanmar.
O secretariado da ASEAN disse que será realizada uma reunião em nível de cúpula na capital indonésia, Jacarta.
O líder militar de Myanmar, General Sênior Min Aung Hlaing, está, alegadamente, expressando sua intenção de participar da reunião.
Myanmar, aparentemente, pretende justificar o golpe militar e espera ganhar o apoio da ASEAN para seu plano de realizar eleições gerais após o levantamento de uma declaração de estado de emergência com um ano de duração.
Mas em Myanmar, alguns manifestantes dizem que o general sênior não é um representante nacional, enquanto outros questionam se os Estados da ASEAN aprovariam o governo militar.
Os documentos obtidos pela NHK mostram que alguns membros da ASEAN esperam discutir um apelo para a libertação de Aung San Suu Kyi e outros. Eles também querem discutir a necessidade de conversações entre as partes interessadas para alcançar uma resolução pacífica.
Todas as atenções estão voltadas para a possibilidade de a ASEAN propor respostas que possam, efetivamente, lidar com a situação.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am