Irã informa que instalação nuclear de Natanz foi atacada
De acordo com o chefe nuclear do Irã, um incidente elétrico em uma grande instalação nuclear no centro do país foi um ato de terrorismo.
Um porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã disse que o incidente foi causado por um problema com a rede de distribuição elétrica da instalação em Natanz.
O porta-voz disse que não houve vítimas.
O chefe da organização, Ali Akbar Salehi, classificou o incidente como um ato de “terrorismo nuclear”, dizendo que a instalação de Natanz foi atacada. Ele disse que o Irã se reserva o direito de tomar medidas contra os perpetradores.
O incidente ocorreu um dia depois que o presidente iraniano, Hassan Rouhani, anunciou o lançamento de uma nova geração de centrífugas utilizadas para o enriquecimento de urânio nas instalações de Natanz.
A mídia israelense informou que o incidente pode ter sido um ataque cibernético realizado pela agência de espionagem Mossad, citando autoridades e fontes de inteligência em países ocidentais.
Em julho do ano passado, ocorreu uma explosão e um incêndio em um prédio em Natanz utilizado para o desenvolvimento de centrífugas. Teerã suspeita que Israel estava por trás do incidente.
A administração do presidente americano, Joe Biden, espera aderir novamente ao acordo nuclear do Irã que seu predecessor, Donald Trump, abandonou. Delegados dos EUA e do Irã iniciaram conversações indiretas no início deste mês. Mas Israel se opõe ao retorno de Washington ao acordo nuclear.
- Nissan e Honda em desacordo sobre proposta de fusão - 7 de fevereiro de 2025 5:16 am
- EUA apresentarão proposta de cessar-fogo na guerra Rússia-Ucrânia - 7 de fevereiro de 2025 4:57 am
- Rubio anuncia não comparecimento na reunião de ministros do G20 - 7 de fevereiro de 2025 4:33 am