Drones chineses avistados sobre ilhas controladas por Taiwan
Autoridades de Taiwan estão exigindo um monitoramento contínuo dos drones chineses sobre as ilhas controladas por Taiwan no Mar do Sul da China, dizendo que não podem descartar a possibilidade de espionagem por parte dos mesmos.
Em um relatório ao parlamento de Taiwan nesta quinta-feira (1), oficiais da Administração da Guarda Costeira disseram que veículos aéreos chineses não tripulados sobrevoaram as Ilhas Pratas, no Mar do Sul da China, recentemente.
Eles disseram que não podem descartar a possibilidade de os drones estarem conduzirem vigilância.
Os oficiais não disseram quando os drones começaram a aparecer ou com que freqüência haviam sobrevoado as ilhas. Mas fontes familiarizadas com o assunto disseram que os drones tinham começado a ser avistados por volta do último outono, o mais tardar.
As autoridades também disseram que o reforço dos laços de Taiwan com os Estados Unidos atrairia reações da China, e o país pode exercer pressão sobre a ilha principal ou ilhas remotas de Taiwan, e usar suas milícias, Guarda Costeira e militares para causar escaramuças. Eles enfatizaram a necessidade de continuar observando as atividades dos drones para poder responder imediatamente.
O Ministério da Defesa de Taiwan disse que os aviões de patrulha chineses entraram, repetidamente, na zona de identificação da defesa aérea de Taiwan, voando através de uma rota de abastecimento entre a ilha principal de Taiwan e as Ilhas Pratas.
O pessoal da Administração da Guarda Costeira está estacionado nas Ilhas Pratas.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm