CDC e FDA autorizam a retomada da vacina J&J
Autoridades sanitárias dos EUA dizem que levantarão a suspensão da vacinação da Johnson & Johnson contra o coronavírus chinês.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, ou US Centers for Disease Control and Prevention – CDC, e a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA, ou US Food and Drug Administration – FDA, fizeram o anúncio na sexta-feira (23), após uma revisão de segurança por um comitê de especialistas.
As inoculações com a vacina americana foram interrompidas em 13 de abril, após relatos de coágulos de sangue incomuns entre um pequeno número de pessoas que receberam a vacina.
Membros do comitê de especialistas do CDC, em uma reunião na sexta-feira (23), disseram que 15 casos de coágulos de sangue foram relatados entre 7,98 milhões de vacinas administradas.
O comitê concluiu que o uso da vacina deveria ser retomado nos EUA, desde que os receptores sejam avisados de casos raros de coágulos de sanguineos graves.
Uma declaração conjunta do CDC e da FDA disse que o benefício da vacina supera seus riscos.
Ela disse que os prestadores de serviços de saúde que administram a vacina deveriam rever as fichas informativas que cobrem os riscos.
A diretora do CDC, Rochelle Walensky, exortou as pessoas a se vacinarem, dizendo que as imunizações podem protegê-las de doenças, hospitalização e morte.
Uma declaração da Johnson & Johnson disse: “Colaboraremos com as autoridades de sanitárias em todo o mundo para educar os profissionais de saúde e o público para garantir que este evento, muito raro ,possa ser identificado precocemente e tratado com eficácia”.
Dizia que “a vacina contra o coronavírus chinês, de dose única, facilmente transportável, com proteção demonstrada contra múltiplas variantes, pode ajudar a proteger a saúde e a segurança das pessoas em todos os lugares”.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am