35 anos do acidente nuclear de Chernobyl
Esta segunda-feira (26), marca 35 anos desde que um dos piores acidentes nucleares do mundo ocorreu na usina de Chernobyl, no que é hoje a Ucrânia. Mas ainda não está claro quando a usina poderá ser desativada.
Uma explosão ocorreu no reator nº 4 da usina em 26 de abril de 1986, liberando grandes quantidades de substâncias radioativas no meio ambiente. A unidade estava fazendo um teste na época.
Cerca de 30 pessoas morreram após terem sido expostas a altos níveis de radiação. Entre elas estavam bombeiros que responderam ao acidente.
Foram relatados danos à saúde no que são agora Ucrânia, Belarus e Rússia, com muitas crianças desenvolvendo câncer de tireóide.
Meses após o acidente, uma caixa de concreto armado chamada sarcófago foi construída ao redor do prédio do reator para conter a disseminação de material radioativo. A barreira foi envolta por um abrigo de aço em 2019.
Um funcionário da usina disse à NHK que são necessários esforços graduais e tenazes para lidar com mais de 200 toneladas de combustível nuclear que se acredita permanecer no prédio do reator.
Os eventos para prestar luto às vítimas do desastre estão agendados para esta segunda-feira (26).
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am