Seul derruba obrigatoriedade de testes do coronavírus chinês para estrangeiros
Autoridades da capital sul-coreana de Seul aboliram, efetivamente, uma ordem que exigia que todos os trabalhadores estrangeiros na cidade fossem submetidos a testes de coronavírus chinês.
A decisão foi tomada nesta sexta-feira (19), dois dias depois que a cidade emitiu uma ordem administrativa, que determinou que os trabalhadores estrangeiros fossem submetidos a testes PCR até o final de março.
Como motivos para a ordem, as autoridades haviam citado um aumento na proporção de estrangeiros entre os casos de coronavírus chinês recém-confirmados e infecções em massa nas fábricas que empregam trabalhadores chineses nos subúrbios de Seul.
Eles disseram que aqueles que desafiassem a ordem enfrentariam multas de até 2 milhões de won, ou cerca de 1.760 dólares.
A medida provocou críticas generalizadas e despertou a preocupação entre os residentes estrangeiros.
O embaixador britânico na Coréia do Sul, Simon Smith, disse em um vídeo postado no Twitter que as medidas não eram justas e que era pouco provável que fossem eficazes. Ele disse que a embaixada britânica continuaria a pedir uma revisão da decisão.
Outras embaixadas no país expressaram preocupações semelhantes.
O jornal Hankyoreh disse em um editorial na sexta-feira (19), que as medidas expuseram a mentalidade regressiva das autoridades em relação aos direitos humanos. Ele acrescentou que as autoridades não poderiam evitar a acusação de que as medidas são discriminatórias.
O governo sul-coreano exortou as autoridades da cidade a abordar a questão.
Na sexta-feira à noite, as autoridades de Seul disseram que iriam rever a ordem e que, em vez disso, recomendariam que os trabalhadores estrangeiros e sul-coreanos em locais de trabalho de alto risco fossem submetidos a testes de vírus.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am