Mais de 270 navios presos no Canal de Suez devido ao encalhe de embarcação japonesa
Oficiais do Egito informam que o trabalho de dragagem para liberar do navio porta-contêiner gigante encalhado lateralmente no Canal de Suez foi concluído.
Oficiais da Autoridade do Canal de Suez disseram na noite desta sexta-feira (26), que nove grandes rebocadores estão tentando flutuar novamente o Ever Given, de propriedade de Shoei Kisen, da prefeitura japonesa de Ehime, e operado por uma empresa taiwanesa.
Dizem que não está claro se a embarcação poderá ser liberada em breve, pois o sucesso da operação depende da direção do vento e da maré.
Uma empresa que supervisiona a navegação através do canal informa que 276 embarcações não conseguiram passar desde que o Ever Given ficou encalhado na terça-feira. O número está aumentando em cerca de 50 por dia, com prejuízos de mais de US$ 1 bilhão diariamente.
Alguns navios desistiram de tentar navegar através do canal e, em vez disso, estão indo para o Cabo da Boa Esperança na África do Sul, o que leva muito mais tempo. Isto tem levantado preocupações sobre o impacto na logística.
As autoridades do canal realizarão uma conferência de imprensa no sábado à tarde, pela primeira vez desde a ocorrência do acidente.
- EUA impõem novas taxas a navios chineses em seus portos - 19 de abril de 2025 11:15 am
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am