Japão publica vídeos do terremoto que atingiu Tohoku
O Ministério das Relações Exteriores do Japão publicou dois vídeos curtos em inglês na Internet para marcar o 10º aniversário do terremoto e tsunami que devastou o nordeste do Japão.
Um dos vídeos, intitulado “Ten years of reconstruction from the Great East Japan Earthquake – Dez anos de reconstrução do Grande Terremoto do Leste do Japão” mostra o progresso feito na reconstrução das comunidades afetadas na região de Tohoku.
O jogador de rúgbi australiano, Scott Fardy, estava na região quando o desastre ocorreu e decidiu permanecer como voluntário.
No vídeo, ele diz: “Eu vi que os japoneses se preocupavam tanto uns com os outros”. Ele diz: “Vamos passar por este Coronavírus”.
O vídeo também apresenta a Operação Tomodachi – a operação conjunta de socorro conduzida pelas forças militares americanas e as Forças de Autodefesa do Japão.
O vídeo termina com uma mensagem: “Tohoku está avançando, com gratidão por seu apoio à reconstrução”.
O outro vídeo focado na Prefeitura de Fukushima mostra a neozelandesa Sylvia Gallagher que se mudou para a cidade de Iwaki na prefeitura após o desastre e começou a produzir papel japonês washi.
Ela diz que a “força de Fukushima para nunca aceitar a derrota é realmente incrível”, e que ela quer que o mundo inteiro saiba sobre Fukushima e sua resiliência.
Funcionários do Ministério das Relações Exteriores dizem que querem que as pessoas ao redor do mundo saibam que a região de Tohoku está avançando com o apoio internacional e apela para que as pessoas explorem as ricas atrações turísticas de Fukushima.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm