Japão ora pela vítimas do desastre de 11 de março de 2011
As pessoas no Japão estão orando pelas vítimas que morreram há 10 anos quando um grande terremoto e tsunami atingiu o nordeste do Japão e desencadeou uma catástrofe nuclear.
Uma cerimônia memorial nacional será realizada no final desta quinta-feira (11), mas as pessoas afetadas já começaram suas próprias orações.
O terremoto, de magnitude 9, gerou um tsunami de mais de 10 metros de altura, matando 15.900 pessoas. Outras 2.525 pessoas continuam desaparecidas.
As pessoas que perderam entes queridos retornaram ao lado do oceano, no início da manhã de quinta-feira, para orarem por eles.
A cidade de Ishinomaki, Província de Miyagi, teve o maior número de vítimas fatais no país, perdendo 3.971 pessoas.
Um homem, de 40 anos, em Ishinomaki disse: “As lágrimas começaram a correr quando cheguei a esta colina e me lembrei de como eu fugi daqui enquanto era perseguido pelo tsunami. As casas e escolas que eu estava acostumado a ver desde a infância já não existem mais. É triste, mas tenho que aceitar isso”.
Outro homem ,na cidade de Minamisoma, na província de Fukushima, perdeu seus avós.
Quando as ondas começaram a chegar, ele não conseguia se aproximar da casa que eles dividiam. E depois, a radiação nuclear causada pelo derretimento triplo tornou impossível a busca por eles.
Ele disse: “Meus avós morreram, mas eu fui salvo. Eles eram insubstituíveis, e eu estou grato por me terem dado esta vida”.
- Colégio Santos Dumont homenageia heróis brasileiros no Japão - 8 de fevereiro de 2025 10:56 am
- Governo japonês recebe comissão do JEBRA - 8 de fevereiro de 2025 10:40 am
- Japão testa novo míssil hipersônico nos Estados Unidos - 8 de fevereiro de 2025 8:13 am