Japão intensificará medidas contra o tráfico de pessoas
O Ministério do Trabalho do Japão decidiu tomar medidas mais fortes para prevenir o tráfico de pessoas que envolve estagiários técnicos estrangeiros que trabalham no Japão.
Em junho do ano passado, havia cerca de 400.000 trabalhadores estrangeiros no Japão vindos ao país no Programa de Treinamento de Estagiários Técnicos.
O Ministério do Trabalho disse que houve casos em que estagiários foram forçados a trabalhar por longas horas com salários mais baixos e praticamente impedidos de sair do país.
No mês passado, o ministério enviou um aviso aos escritórios locais de trabalho instruindo-os a intensificar as medidas contra tais práticas.
O ministério sugeriu que os escritórios de inspeção de normas trabalhistas e uma organização que encaminha estagiários para empresas, monitorem e investiguem conjuntamente se casos suspeitos de tráfico humano são relatados ou se os estagiários buscam proteção.
O ministério disse que casos graves devem ser investigados e depois encaminhados aos promotores, e que a cooperação com a polícia deve ser reforçada se trabalhadores estrangeiros foremvitimados pela violência ou pelo confinamento.
O Departamento de Estado dos EUA observou, em um relatório anual publicado no ano passado, que as autoridades japonesas não conseguiram identificar um único caso de tráfico no Programa de Treinamento de Estagiários Técnicos, apesar dos relatos persistentes de trabalho forçado.
O Ministério do Trabalho disse que levará a sério as conclusões dos EUA de que o esforço do Japão para reprimir o tráfico de pessoas é insuficiente e que se esforçará mais para eliminar os abusos dos direitos humanos dos estagiários estrangeiros.
- Ucrânia inicia negociações com EUA sobre minerais e segurança - 23 de fevereiro de 2025 2:15 am
- Christchurch lembra vítimas de terremoto que matou 185 pessoas em 2011 - 23 de fevereiro de 2025 2:12 am
- Associated Press processa governo Trump por banimento de repórteres - 23 de fevereiro de 2025 2:03 am