Japão flexibiliza as condições de armazenamento da vacina da Pfizer
O Ministério da Saúde do Japão informa que está permitindo que a vacina contra o coronavírus chinês Pfizer-BioNTech seja transportada e armazenada em temperaturas normais de congelamento.
O ministério deu luz verde nesta segunda-feira (2), após examinar os dados do gigante farmacêutico americano.
A Pfizer havia pedido que a vacina – que foi autorizada para uso em fevereiro – fosse mantida a cerca de 75 graus negativos em freezers especiais para armazenamento a longo prazo.
O ministério havia autorizado o uso de caixas térmicas quando as doses estivessem sendo transportadas para as clínicas. Mas especialistas alertaram que, se os frascos não congelados da vacina fossem submetidos a vibrações, sua qualidade e eficácia poderiam ser afetadas.
A Pfizer diz, agora, que a vacina permanece estável por um período de até duas semanas mesmo quando é armazenada a uma temperatura de -15 a -25 graus Celsius.
O ministério planeja fazer circular os dados da Pfizer entre os municípios do Japão, o que, por sua vez, lhes permitirá utilizar os veículos refrigerados das empresas de entrega para transportar a vacina.
Na última quinta-feira, a US Food and Drug Administration – FDA, flexibilizou as regras da vacina Pfizer para permitir que seus frascos sejam transportados e armazenados a temperaturas convencionais, comumente encontradas em freezers farmacêuticos.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am