Governo japonês considera a suspensão do estado de emergência
Oficiais do governo japonês estão considerando a suspensão do estado de emergência do coronavírus chinês que está atualmente em vigor para Tóquio e três prefeituras vizinhas, uma vez que a pressão sobre o sistema de saúde está diminuindo.
O primeiro-ministro, Suga Yoshihide, falou sobre o assunto nesta terça-feira (16). Ele disse que espera tomar uma decisão após ouvir as opiniões de especialistas e examinar números, tais como a quantidade de novos casos e as taxas de ocupação de leitos hospitalares.
A taxa de declínio dos novos casos em Tóquio, Kanagawa, Saitama e Chiba está diminuindo. Mas um número crescente de oficiais defende que o estado de emergência deve ser suspenso no domingo (21), quando a declaração deve expirar.
Suga deverá se reunir na quarta-feira com o ministro responsável pela resposta ao coronavírus chinês do país, Nishimura Yasutoshi, e com o ministro da saúde Tamura Norihisa. Eles discutirão a situação.
O governo planeja realizar uma reunião do comitê consultivo na quinta-feira (18) para determinar se a declaração de emergência deve ser suspensa. Ele avaliará o número de infecções e o estado do sistema de saúde. Também considerará medidas para evitar um ressurgimento de infecções, como testes para variantes.
- Fabricantes japonesas lançarão motos elétricas na Índia - 5 de fevereiro de 2025 4:56 am
- Netanyahu e Trump discutem cessar-fogo permanente em Gaza - 5 de fevereiro de 2025 4:47 am
- Justiça do Japão mantém pena suspensa para ex-executivo da Nissan - 5 de fevereiro de 2025 4:36 am