Europa suspende o uso da vacina AstraZeneca
Quinze países europeus decidiram suspender, temporariamente, o uso da vacina contra o coronavírus chinês da AstraZeneca, após relatos de coágulos de sangue em algumas pessoas inoculadas.
Na Itália, as autoridades sanitárias fecharam, nesta terça-feira (16), mais de 30 centros de vacinação na região de Lazio, que abrange a região de Roma.
Um local disse que as inoculações deveriam ser interrompidas enquanto o risco é verificado, mas deveriam ser retomadas posteriormente. Outro disse que os coágulos de sangue poderiam ser coincidentes, mas os descreveu como preocupantes, acrescentando que o público está começando a perder a fé na vacina AstraZeneca.
A França suspendeu o uso da vacina da AstraZeneca na terça-feira (16), um dia depois que as drogarias de todo o país começaram a aplicar o medicamento.
A Agência Européia de Medicamentos disse que o número de casos de coágulos de sangue em pessoas vacinadas não parece ser maior do que o observado na população em geral. A agência enfatizou que os benefícios da vacina superam os riscos de efeitos colaterais.
A EMA acrescentou que seu comitê de segurança realizará uma reunião extraordinária na quinta-feira (18) para discutir quaisquer outras ações que possam ser necessárias.
Enquanto isso, a Organização Mundial da Saúde – OMS, está convocando os países a continuar usando a vacina da AstraZeneca, dizendo que não confirmou nenhum caso em que a inoculação tenha resultado em morte.
- Evento beneficente em Nisshin reúne solidariedade e apoio - 23 de dezembro de 2024 6:27 am
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am