EUA e Coréia do Sul inciam exercícios militares conjuntos
Estados Unidos e Coréia do Sul iniciaram exercícios militares conjuntos para cenários de emergência na Península Coreana.
Uma fonte militar sul-coreana disse que os exercícios começaram na segunda-feira (8). São os primeiros a serem realizados desde que o presidente americano, Joe Biden, tomou posse e continuarão até 18 de março. Os dois lados planejam confirmar a coordenação através de simulações computadorizadas.
A fonte também disse que sua escala foi minimizada tendo em vista o impacto da pandemia do coronavírus chinês.
Exercícios anuais da primavera, anteriores, envolveram a participação de tropas de ambos os lados em exercícios ao ar livre.
Mas tais atividades ao ar livre foram colocadas em suspenso desde 2019, na esteira da primeira cúpula EUA-Coréia do Norte, levantando preocupações sobre a prontidão das tropas.
A Coréia do Norte continuou a denunciar os exercícios militares conjuntos. Em janeiro, o ditador do país, Kim Jong Un, acusou a Coréia do Sul de ignorar, repetidamente, suas advertências para interromper os exercícios.
Os observadores dizem que as últimas simulações podem atrair uma reação irada do Norte.
Um funcionário do Ministério da Defesa da Coréia do Sul disse em uma conferência de imprensa na segunda-feira (8), que nenhuma atividade irregular foi confirmada até o momento.
- Altos oficiais dos EUA e Coreia do Sul visitam Panmunjom - 22 de fevereiro de 2025 7:41 am
- Preço médio de novos apartamentos em Tóquio atinge recorde de ¥79,5 milhões - 22 de fevereiro de 2025 7:34 am
- Mais de 80% dos japoneses apoiam pena de morte, revela pesquisa - 22 de fevereiro de 2025 7:30 am