Continua o risco para um grande terremoto em Tohoku, diz painel
Um painel de especialistas do governo japonês adverte que existe a possibilidade de ocorrerem fortes terremotos na região nordeste do país, nos próximos anos.
O Comitê de Pesquisa sobre Terremotos, nesta terça-feira (9), fez sua avaliação das atividades sísmicas ao largo da costa do Pacífico da região de Tohoku durante a década, desde do grande terremoto e tsunami em 11 de março de 2011.
O comitê disse que 208 terremotos com magnitude igual ou superior a 4 ocorreram na área após o tremor desde março do ano passado. Isso é menos de um quarto do número registrado no ano imediatamente após o desastre.
Mas os especialistas dizem que os terremotos estão ocorrendo com mais freqüência do que a média anterior ao desastre ao longo da costa do Pacífico de Tohoku e perto da Fossa do Japão, que fica ao longo da costa de Tohoku até Kanto.
Observações de um sistema de posicionamento global descobriram que os movimentos da crosta continuam em amplas áreas de Tohoku e do leste do Japão como um efeito secundário do terremoto de 2011.
O comitê conclui que ainda existe o risco de grandes terremotos e tsunamis ocorrerem durante um longo período de tempo, e que as pessoas devem permanecer em alerta.
- 7-Eleven testa robôs de entrega autônoma em Tóquio - 6 de novembro de 2024 5:30 pm
- Rússia se esquiva de comentar chegada de tropas norte-coreanas nas linhas de frente - 6 de novembro de 2024 1:58 pm
- Netanyahu demite ministro da Defesa em meio à crise em Gaza - 6 de novembro de 2024 1:50 pm