Comitê canadense desaconselha uso de vacina da AstraZeneca para maiores de 65 anos
O Comitê Consultivo Nacional de Imunização do Canadá divulgou novas diretrizes que desaconselham a vacinação de pessoas com 65 anos ou mais com a vacina contra o coronavírus chinês da AstraZeneca.
O órgão cita a falta de informações sobre a eficácia nessa faixa etária, nas diretrizes publicadas nesta segunda-feira (1º).
A vacina foi autorizada para pessoas com 18 anos ou mais pela agência reguladora de medicamentos Health Canada na última sexta-feira (26). As recomendações do comitê não são vinculativas, mas podem influenciar os planos de vacinação provinciais, conforme publicado no portal da instituição.
A decisão do comitê canadense observou que os dados de ensaios clínicos disponíveis eram muito limitados para estimar com segurança como a vacina funcionou em pessoas com 65 anos ou mais.
Mas também avaliou que “evidências emergentes do mundo real” em lugares que já haviam começado a usar a vacina sugeriam um benefício potencial e nenhuma preocupação com a segurança.
Um estudo preliminar da campanha de vacinação da Escócia publicado na semana passada sugeriu que o imunizante da AstraZeneca foi altamente eficaz na prevenção de infecções graves lá.
Na Alemanha, o conselho de usar a vacina apenas para pessoas com menos de 65 anos levou a uma baixa aceitação das doses disponíveis.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul é indiciado - 28 de dezembro de 2024 8:40 am
- Aumentam casos de influenza em todo o Japão - 28 de dezembro de 2024 8:12 am
- Japão estabelece novas metas para redução de emissões de gases - 28 de dezembro de 2024 8:08 am