China analisa a revisão do sistema eleitoral de Hong Kong
O alto funcionário chinês encarregado dos assuntos de Hong Kong participou de um simpósio que, segundo informações, discutiu revisões do sistema eleitoral do território.
A agência estatal, Xinhua News Agency, disse que Xia Baolong, chefe do Escritório de Assuntos de Hong Kong e Macau, participou da reunião de dois dias que abriu neste domingo (28), na cidade de Shenzhen, no sul da China.
Segundo a Xinhua, o simpósio foi realizado para “solicitar opiniões de representantes de todos os setores da sociedade de Hong Kong sobre a melhoria do sistema eleitoral da região administrativa especial”.
Na semana passada, Xia indicou a necessidade de reformar o sistema eleitoral de Hong Kong, repetindo a observação do Presidente Xi Jinping de que Hong Kong deveria ser governada por “patriotas” para garantir a implementação constante e sustentada de “um país, dois sistemas”.
A mídia chinesa afiliada ao Partido Comunista e os meios de comunicação em Hong Kong dizem que a questão provavelmente será discutida no Congresso Nacional do Povo a ser aberto na sexta-feira.
Pequim parece estar elaborando um plano para excluir pessoas críticas ao governo do continente de concorrer às eleições para chefe executivo e ao Conselho Legislativo em Hong Kong.
No domingo, a polícia de Hong Kong acusou 47 legisladores pró-democracia, que foram presos em janeiro, por, alegadamente, conspirarem para cometer subversão, violando a lei de segurança nacional de Hong Kong.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am