Banda militar dos EUA homenageia vítimas do desastre de 2011
Uma banda musical, de uma base aérea americana em Tóquio, realizou um concerto para orar pela recuperação do terremoto e tsunami de 2011 no nordeste do Japão.
A apresentação foi realizada no lobby do Aeroporto Sendai na Prefeitura de Miyagi nesta quarta-feira (10), véspera do décimo aniversário do desastre do 11 de março.
Miyagi foi uma das três prefeituras mais duramente atingidas pelo tsunami.
O Aeroporto Sendai foi a base das operações conjuntas de resgate conhecidas como “Operação Tomodachi, ou Operação Amizade”, pelas tropas da Força Aérea e do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA com base no Japão, e das Forças de Autodefesa do país.
A Banda da Força Aérea Americana do Pacífico, que pertence à Base Aérea de Yokota em Tóquio, visitaram as áreas costeiras de Miyagi e da Prefeitura de Iwate antes do aniversário.
Seus cinco membros interpretaram oito canções incluindo “Hana wa Saku”, ou “Flowers Will Bloom”, dedicadas a incentivar os esforços de reconstrução nas áreas afetadas. Visitantes e funcionários do aeroporto aplaudiram o concerto.
Na platéia estava um casal, na casa dos 70 anos, cuja casa foi atingida pelo tsunami. O marido disse estar grato pela a Operação Tomodachi continuar, referindo-se a apresentação desta quarta-feira. Sua esposa disse que mais de 1.200 pessoas ainda estão desaparecidas em Miyagi, e que ela espera que a música os alcance.
O líder da banda, comandante Michael D. Hoerber, disse: “Eu acho que é incrivelmente importante para nós estarmos aqui como representantes do exército dos EUA e da Força Aérea, mostrando o ‘tomodachi’, a amizade e a força que temos entre os Estados Unidos e o Japão”.
- Colégio Santos Dumont homenageia heróis brasileiros no Japão - 8 de fevereiro de 2025 10:56 am
- Governo japonês recebe comissão do JEBRA - 8 de fevereiro de 2025 10:40 am
- Japão testa novo míssil hipersônico nos Estados Unidos - 8 de fevereiro de 2025 8:13 am