Autoridades do Japão e dos EUA realizam conversações sobre segurança
Altos funcionários governamentais do Japão e dos Estados Unidos afirmaram sua cooperação contínua para fortalecer a aliança bilateral. Eles também compartilharam preocupações sobre a nova lei da guarda costeira da China.
O Departamento de Estado americano disse nesta quinta-feira (4), que as autoridades das relações exteriores e de defesa dos dois países realizaram conversações de segurança via vídeo-conferência.
O departamento disse que ambos os lados reiteraram sua forte oposição às tentativas unilaterais de mudar o status quo pela força ou coerção nos mares do Leste e do Sul da China. Eles expressaram profunda preocupação com a lei da guarda costeira da China.
A legislação, introduzida no mês passado, permite que a guarda costeira chinesa utilize armas em águas que Pequim considera estarem sob sua jurisdição.
O departamento dos EUA também disse que as autoridades japonesas e americanas confirmaram que continuarão a cooperar estreitamente para manter uma região Indo-Pacífico livre e aberta, aumentar a dissuasão e reforçar a aliança entre Japão e EUA.
Os dois governos estão, atualmente, tomando providências para que o Secretário de Estado norte-americano Antony Blinken e o Secretário de Defesa Lloyd Austin visitem o Japão por volta do dia 15 de março.
Espera-se que eles mantenham conversações com o Ministro das Relações Exteriores japonês, Motegi Toshimitsu, e o Ministro da Defesa, Kishi Nobuo. Uma reunião chamada de “two plus two” de ministros das relações exteriores e de defesa também está sendo considerada.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am