75% do solo de Fukushima levado para instalações intermediárias
O Ministério do Meio Ambiente do Japão informou que cerca de 75% dos resíduos dos trabalhos de descontaminação após o acidente nuclear de Fukushima em 2011 foram transportados para instalações de armazenamento intermediária.
O processo de descontaminação na província de Fukushima deverá produzir cerca de 14 milhões de metros cúbicos de resíduos, tais como solo, grama e plantas. Isto exclui áreas ao redor da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que estão, em princípio, fora dos limites.
As autoridades dizem que até o final de fevereiro, cerca de 10,48 milhões de metros cúbicos foram transportados de várias áreas da prefeitura para as instalações de armazenamento intermediário próximas à usina.
O processo começou em março de 2015 e o ministério planeja, quase, completar o transporte do restante até março de 2022.
Por lei, os resíduos devem ser retirados da prefeitura para disposição final até 2045. No entanto, quase não houve discussões sobre onde ou como essa disposição será feita.
O ministério planeja reciclar qualquer solo que atenda às normas para projetos de obras públicas. Ele espera realizar discussões em todo o país a partir do ano fiscal de 2021 e explicar a necessidade de reutilizar o solo.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am