Vacina da Johnson & Johnson de uma dose é segura e eficaz diz FDA
Uma terceira vacina contra o coronavírus chinês está em fase final de aprovação para uso emergencial nos Estados Unidos.
A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA, ou US Food and Drug Administration – FDA, divulgou nesta quarta-feira (24), uma análise detalhada dos resultados dos testes clínicos da vacina de dose única desenvolvida pela empresa farmacêutica americana Johnson & Johnson. O estudo global abrangeu cerca de 40.000 pessoas.
Os testes compararam dados de pessoas que receberam as vacinas da Johnson & Johnson e daquelas que não receberam. A vacina foi 66,1% eficaz na prevenção de casos moderados a severos ou críticos do coronavírus chinês, durante 28 dias após a inoculação. Para os casos graves ou críticos, a taxa de eficácia foi de 85,4%.
Na África do Sul, onde uma variante mais contagiosa está se espalhando, a taxa de eficácia foi de 64% para sintomas moderados a severos, e 81,7% para casos severos ou críticos. No Brasil, os números foram de 68,1% e 87,6%, respectivamente.
A FDA disse que a análise apóia um perfil de segurança favorável, sem preocupações específicas de segurança identificadas que impediriam a emissão do uso de emergência.
O órgão regulador está planejando realizar uma reunião de especialistas na sexta-feira (26), e espera-se que tome rapidamente uma decisão sobre a aprovação da vacina.
A Johnson & Johnson solicitou a autorização de emergência para sua vacina de dose única em 4 de fevereiro. Espera-se que a vacina acelere o ritmo das inoculações, pois não requer duas aplicações como os produtos já aprovados, desenvolvidos pela Pfizer/BioNTech e Moderna.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am