Relatório da Agência Internacional de Energia Atômica diz que programa de urânio do Irã viola acordo
A Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, disse que o Irã tem produzido urânio enriquecido a 20% de pureza, violando um acordo nuclear de 2015 entre o país e as principais potências mundiais.
A AIEA enviou seu último relatório sobre o programa do Irã a seus estados membros do conselho na terça-feira (23).
O relatório dizia que até 16 de fevereiro, o Irã tinha produzido 17,6 quilos de urânio enriquecido a 20%, o que é muito superior ao limite de 3,67% de pureza estabelecido no acordo.
O relatório da AIEA apóia a afirmação do governo iraniano, no mês passado, de que o país havia retomado o enriquecimento de urânio até 20% de pureza.
A AIEA disse em um segundo relatório que foram encontradas partículas de urânio em dois locais que inspecionou no ano passado, e que o Irã ainda não respondeu às perguntas relacionadas à detecção. A agência de vigilância da ONU expressou grande preocupação com o assunto.
A administração dos EUA sob a presidência de Joe Biden está considerando um retorno ao acordo nuclear. Ela sugeriu que está pronta para negociar com o Irã. A administração do antecessor de Biden, Donald Trump, retirou-se do pacto em 2018.
O Irã está acelerando seu desenvolvimento nuclear em uma aparente tentativa de pressionar Washington a levantar primeiro as sanções contra Teerã.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am