Jogos de Tóquio emitem mensagem sobre igualdade de gênero
O comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio emitiu uma declaração em seu site neste domingo (7), sobre as observações de seu presidente, Mori Yoshiro, sobre os membros femininos da diretoria que atraiu críticas internacionais. A mensagem afirma que a igualdade de gênero é um dos princípios básicos dos Jogos de Tóquio.
Mori disse, na semana passada, que as reuniões da diretoria com as mulheres demoram muito porque elas falam demais.
Na mensagem intitulada “Tóquio 2020 e Igualdade de Gênero”, o comitê organizador citou Mori como dizendo: “Meus comentários recentes na reunião do Conselho do COJ foram inadequados e também contrários ao espírito olímpico e paraolímpico”.
Mori também foi citado como tendo dito: “Lamento profundamente meus comentários e gostaria de sinceramente pedir desculpas a qualquer pessoa a quem eu tenha ofendido”.
O comitê disse que sua visão central inclui “diversidade e harmonia” e que a igualdade de gênero é um princípio básico dos Jogos de Tóquio. Disse que os jogos serão os mais iguais em termos de gênero já realizados.
O comitê acrescentou: “Tóquio 2020 reafirma nossa visão e continuará as operações dos Jogos com o objetivo de melhorar a sociedade, respeitando, celebrando e abraçando a variedade de indivíduos e diversidade: a dimensão da diversidade inclui raça, etnia, gênero, orientação sexual”, entre outros.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm