Japão manifesta preocupações com a China e Myanmar na ONU
O Ministro das Relações Exteriores japonês, Motegi Toshimitsu, manifestou preocupação com a situação dos direitos humanos na China e em Myanmar.
Em uma mensagem em vídeo para o Conselho de Direitos Humanos da ONU, Motegi disse, “embora tenha sido feito um crescimento econômico notável na Ásia-Pacífico, alcançar a democracia e proteger os direitos humanos continuam sendo desafios contínuos”.
Ele também disse, “o Japão tem sérias preocupações com a situação causada pelo golpe militar em Myanmar”.
Ele pediu “a libertação daqueles que foram detidos, incluindo a Conselheira de Estado Aung San Suu Kyi, assim como a rápida restauração do sistema político democrático do país”.
Sobre a China, Motegi disse que “valores universais como liberdade, respeito aos direitos humanos e ao Estado de direito também devem ser protegidos na China, incluindo Hong Kong e Xinjiang”.
Ele acrescentou que “o Japão está profundamente preocupado com a recente situação nestas áreas e exorta fortemente a China a tomar ações concretas positivas”.
Sobre os sequestros de cidadãos japoneses pela Coréia do Norte, Motegi disse que o governo continua a “instar fortemente a Coréia do Norte a tomar ações concretas para a rápida resolução” da questão.
Ele enfatizou que o Japão “sediará os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio como uma ocasião tanto para provar a vitória sobre o coronavírus chinês quanto para demonstrar a reconstrução do Japão a partir do Grande Terremoto do Japão Oriental em 2011”.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm