Japão enviará navio patrulha para as Ilhas Ogasawara
A Guarda Costeira do Japão decidiu posicionar um navio patrulha nas ilhas Ogasawara, no extremo sul do país. Esta medida de segurança ocorre em resposta às atividades ilegais dos navios chineses nas águas territoriais japonesas próximas às ilhas e em torno delas.
A guarda costeira disse que destacará o navio patrulha, de 180 toneladas, Mikazuki, que será o primeiro a ser designado para as ilhas.
Espera que o destacamento lhe permita responder a situações próximas às ilhas muito mais rapidamente. Até agora, enviou navios-patrulha para as águas de Yokohama, a cerca de 1.000 quilômetros de distância.
A guarda costeira também planeja triplicar o número de seus oficiais estacionados nas ilhas para aumentar ainda mais seu monitoramento das águas.
Oficiais dizem que 11 pessoas foram presas em 2014 por suspeita de atividades ilegais perto das ilhas, como a caça furtiva de corais em águas territoriais japonesas.
A guarda costeira acrescenta que um navio chinês também foi avistado realizando atividades de pesquisa na zona econômica exclusiva do Japão, perto das ilhas, dizendo que lidará mais severamente com operações ilegais de navios estrangeiros perto das ilhas.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am