Irã restringe o acesso de inspetores internacionais
O Irã anunciou que começou a limitar o acesso dos inspetores internacionais às suas instalações nucleares, citando a recusa dos Estados Unidos em suspenders as sanções.
O Ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, disse nesta terça-feira (23), que o governo suspendeu a implementação do Protocolo Adicional do acordo nuclear de 2015.
O protocolo permite que a Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, faça inspeções sem aviso prévio nas instalações nucleares.
O governo adverte que irá apagar as imagens das câmeras de vigilância em instalações nucleares sem fornecê-las à AIEA se os EUA não levantarem as sanções dentro de três meses.
Na segunda-feira (22), o líder supremo iraniano, Ayatollah Ali Khamenei, disse que as atividades de enriquecimento de urânio não vão parar nos 20% de pureza, e a porcentagem pode ser aumentada para 60% se necessário.
A administração do presidente dos EUA Joe Biden demonstrou vontade de manter conversações com o Irã, mas instou Teerã a acabar com suas políticas de linha dura e a cumprir o acordo.
Tanto os EUA quanto o Irã insistem que o outro lado deve agir primeiro.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm