Governo flexibilizará gradualmente o estado de emergência
O governo japonês indicou que considerará facilitar as medidas anti-coronavírus chinês em fases, dependendo da situação da infecção em diferentes regiões. As leis revisadas para conter o vírus chinês deverão entrar em vigor na próxima semana.
O governo prorrogou o estado de emergência do coronavírus chinês para Tóquio, Osaka e outras oito prefeituras até 7 de março. A declaração está em vigor há quatro semanas e foi, originalmente, estabelecida para terminar neste domingo (7).
As autoridades sanitárias relatam um declínio no número de novos casos, mas a avaliação do governo é de que é necessário ter cuidado contínuo, pois os serviços médicos ainda estão sobrecarregados.
O governo renovou seu apelo para que as pessoas se abstenham de saídas não essenciais, e cooperem com os esforços para expandir o trabalho remoto (em casa).
O governo também solicitou aos municípios, antes da época de formatura, que instem as escolas a aplicar medidas anti-coronavírus chinês nas cerimônias. Também recomendou que as pessoas se abstenham de realizar festas.
O governo planeja suspender o estado de emergência antes de 7 de março em áreas onde as situações melhoram. Mas está considerando uma flexibilização gradual das medidas se o número de infecções permanecer elevado em certas áreas ou se houver riscos de de um novo surto de infecções.
As reformas legais, incluindo a lei especial anti-coronavírus chinês, deverão entrar em vigor no próximo sábado (13). A lei especifica as principais medidas para evitar a propagação do vírus.
Estas incluem permitir que as autoridades multem as pessoas ou empresas que não cumpram a lei. Elas também permitem que os governadores das províncias imponham medidas anti-vírus, mesmo antes que o governo central declare o estado de emergência.
Com relação às vacinas, o governo disse que planeja cobrir o custo da vacinação de residentes estrangeiros e está preparando documentos de checagem de saúde em vários idiomas.
- Fabricantes japonesas lançarão motos elétricas na Índia - 5 de fevereiro de 2025 4:56 am
- Netanyahu e Trump discutem cessar-fogo permanente em Gaza - 5 de fevereiro de 2025 4:47 am
- Justiça do Japão mantém pena suspensa para ex-executivo da Nissan - 5 de fevereiro de 2025 4:36 am