Governadores pedem contínua vigilância sobre coronavírus chinês
Governadores de cerca de 40 províncias japonesas se reuniram on-line no dia anterior à suspensão do estado de emergência do coronavírus chinês em seis prefeituras. Muitos enfatizaram a importância de medidas para evitar um ressurgimento em novos casos.
A Associação Nacional de Governadores convocou uma reunião da força-tarefa de emergência, on-line, no sábado.
A declaração de emergência será suspensa no domingo para seis prefeituras, incluindo Osaka e Aichi, mas permanecerá em vigor para Tóquio e três prefeituras vizinhas até 7 de março.
O governador de Osaka, Yoshimura Hirofumi, disse que é extremamente importante evitar um ressurgimento de novos casos.
Ele disse que pediu aos restaurantes e bares da cidade de Osaka que fechassem até as 21h00, até 21 de março. Tais estabelecimentos estão sendo solicitados a fechar até as 20h sob o estado de emergência.
Yoshimura disse que quer ver o número de casos permanecer baixo, ao mesmo tempo em que permite atividades sociais e econômicas.
O governador de Aichi, Ohmura Hideaki, disse que as restrições do coronavírus chinês da própria prefeitura permanecerão em vigor durante as duas primeiras semanas de março. Ele exortou as pessoas a permanecerem vigilantes para um possível ressurgimento, pois haverá muitos eventos e ocasiões de jantar em grupo relacionados às cerimônias de formatura e entrada em março e abril.
O governador, Ono Motohiro, de Saitama, onde a declaração permanecerá em vigor, disse que houve uma desaceleração no ritmo de declínio dos novos casos. Ele acrescentou que há preocupações com a alta ocupação dos leitos hospitalares e a disseminação de variantes.
Ele disse que sua prefeitura ainda não está pronta para o levantamento da declaração e apelou para esforços contínuos para conter novas infecções até 7 de março.
Mais tarde, os governadores elaboraram recomendações de emergência para o governo central.
Eles pediram medidas anti-vírus robustas, mesmo depois que o estado de emergência for levantado.
Eles também pediram ao governo para fornecer apoio econômico e de emprego para as prefeituras que não estão sob o estado de emergência e para as indústrias onde não foram solicitados horários comerciais mais curtos.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm