Começa o julgamento do impeachment de Trump no Senado Americano
O Senado americano iniciou o processo de impeachment contra o ex-presidente Donald Trump por, alegadamente, ter incitado uma insurreição no Capitólio no mês passado.
Os senadores começaram por debater a constitucionalidade do julgamento, uma vez que Trump não está mais no cargo.
O representante democrata, Jamie Raskin, está liderando a acusação. Ele argumentou que seria criada uma “exceção de janeiro” à constituição, se os argumentos de Trump fossem defendidos. Ele disse que isso significaria que um presidente teria “impunidade” durante as “últimas semanas no cargo”.
Raskin mostrou um vídeo dos eventos que se desdobraram no dia 6 de janeiro.
Ele disse que os poderes de impeachment, condenação e desqualificação devem ser aplicados nas últimas semanas do mandato do presidente. Ele disse que é, precisamente, quando são necessários “ao máximo porque é quando as eleições são atacadas”.
O líder da equipe de defesa do Trump é Bruce Castor. Ele argumentou que a Constituição não prevê o impeachment dos presidentes que não estão mais no cargo.
Castor observou que os eleitores americanos escolheram um novo presidente em uma eleição. Ele ressaltou que isso é uma prova de que o sistema democrático está funcionando. , argumentando que o julgamento do impeachment representa um desafio à democracia.
Os democratas da Câmara dos Deputados, que estão servindo como promotores, e a equipe jurídica de Trump apresentarão seus argumentos de abertura a partir desta quarta-feira (10).
Trump deverá ser absolvido porque muitos republicanos são cautelosos quanto ao seu impeachment.
Alguns senadores estão preocupados com o impacto de um julgamento de impeachment prolongado nos debates sobre as medidas econômicas destinadas a enfrentar a pandemia do coronavírus chinês.
Alguns observadores dizem que um veredicto poderá ser obtido na próxima semana.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am