Aung San Suu Kyi está, alegadamente, detida
A líder de Myanmar Aung San Suu Kyi e outros membros sêniores do partido governista do país foram, alegadamente, detidos em uma operação na manhã desta segunda-feira (1º).
A agência de notícias Reuters citou uma porta-voz da Liga Nacional para a Democracia, ou National League for Democracy – NLD, como dizendo que o presidente Win Myint está entre eles. A agência discutiu o assunto com o porta-voz por telefone nesta segunda-feira.
A televisão estatal do país parou de transmitir, citando questões técnicas. Os serviços de Internet foram interrompidos na principal cidade de Yangon.
Houve uma eleição geral em Myanmar, em novembro passado. As eleições gerais são realizadas no país a cada cinco anos.
A NLD ganhou mais de 80% das vagas disputadas em novembro, enquanto a oposição perdeu muitos assentos. A oposição está próxima ao antigo governo liderado pelas forças armadas.
Os militares afirmam que houve irregularidades nas eleições, citando como exemplo milhões de nomes duplicados no registro eleitoral.
A junta militar exige que o governo e a comissão eleitoral investiguem e tomem providências.
O parlamento deveria se reunir na segunda-feira (1º), pela primeira vez desde a eleição. Mas os militares emitiram uma declaração no domingo à noite, dizendo que o país não deveria passar para o próximo passo com as coisas como estão.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm