2 grupos de ataque de porta-aviões norte-americanos realizam exercícios no Mar do Sul da China
A Marinha dos EUA informa que dois de seus grupos ataque de porta-aviões conduziram exercícios conjuntos no Mar do Sul da China.
A Sétima Frota dos EUA anunciou que os exercícios realizados na terça-feira (9), envolveram os navios e aeronaves do Strike Group Theodore Roosevelt e Strike Group Nimitz.
Os exercícios tinham como objetivo “aumentar a interoperabilidade entre os ativos, bem como a capacidade de comando e controle”.
O comandante do Strike Group Theodore Roosevelt, Contra-Almirante Doug Verissimo, disse que através de tais operações, “somos capazes de continuar mostrando a nossos parceiros e aliados na região que estamos empenhados em promover um Indo-Pacífico Livre e Aberto”.
A última vez que os Estados Unidos realizaram exercícios envolvendo dois grupos de porta-aviões no Mar do Sul da China foi em julho de 2020. Os exercícios de terça-feira foram os primeiros desde que Joe Biden assumiu a presidência.
Biden manteve a posição de seu predecessor, o ex-presidente Donald Trump, que considera ilegais as reivindicações territoriais marítimas da China no Mar da China do Sul.
Na semana passada, o governo Biden conduziu “operações de liberdade de navegação” em áreas do Mar do Sul da China reivindicadas pela China.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am