Suga se desculpa por saída noturna de congressistas
O Primeiro Ministro do Japão apresentou um pedido público de desculpas sobre dois legisladores seniores da coalizão governamental que jantaram fora até tarde da noite, apesar do governo pedir às pessoas que evitassem passeios não essenciais, especialmente à noite.
Suga Yoshihide fez o pedido de desculpas em uma sessão do comitê da Câmara Alta na quarta-feira.
Um legislador da oposição criticou os funcionários da coalizão por não atenderem ao pedido que visava impedir a propagação do coronavírus, enquanto pedia às pessoas comuns que aceitassem a restrição sob o atual estado de emergência.
Tokunaga Eri, do Partido Democrático Constitucional, também observou que o governo está propondo a revisão da lei para permitir punições para aqueles que não atenderem aos pedidos de fechamento de negócios e outras medidas anti-vírus. Ela disse que o governo é totalmente inconsistente.
A primeira-ministra Suga disse que lamenta muito que os dois casos tenham ocorrido em um momento em que o governo está pedindo a cooperação do público.
Ele disse que os legisladores deveriam tomar medidas que possam ser apoiadas pelo povo, acrescentando que seu Partido Liberal Democrático tratará a questão com firmeza.
A área de Tóquio está sob a declaração de estado de emergência desde 8 de janeiro. Restaurantes e bares estão sendo solicitados a fechar até as 20 horas, mas alguns estabelecimentos não estão atendendo a esse pedido.
A mídia local relata que funcionários superiores da LDP e seu parceiro de coalizão júnior, Komeito, jantaram separadamente até tarde da noite em Tóquio, na semana passada. Eles pediram desculpas por suas ações.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am