Osaka, Kyoto e Hyogo também buscam pela decretação do Estado de Emergência
Os governadores das províncias de Osaka, Hyogo e Kyoto deverão pedir ao governo central que amplie sua declaração de estado de emergência do coronavírus chinês para cobrir sua região, no oeste do Japão.
Os três líderes forneceram um esboço das situações em suas áreas, em uma reunião on-line da Associação Nacional de Governadores, neste sábado (9).
O governador Yoshimura Hirofumi, de Osaka, disse que os governos das províncias tinham decidido fazer o pedido ao governo central.
Ele disse que, na quarta-feira (6), as infecções diárias em Osaka começaram a dobrar, aproximadamente, em relação aos níveis observados nos dias anteriores.
Yoshimura enfatizou a necessidade da revisão de uma lei especial que permitiria uma melhor resposta ao novo surto do coronavírus chinês. Ele pediu aos legisladores que começassem a deliberar sobre a revisão logo após a próxima sessão da Dieta, que será aberta no final deste mês.
O governador de Hyogo, Ido Toshizo, disse que sua prefeitura havia visto um número recorde de casos durante três dias seguidos.
Ele disse que a declaração do estado de emergência precisa permitir que as autoridades tomem medidas focalizadas e flexíveis em certas áreas e indústrias.
O governador de Kyoto, Nishiwaki Takatoshi, disse que os históricos diários de infecção em sua prefeitura continuam extremamente altos.
Ele pediu ao governo central que implemente medidas que reflitam a situação atual da infecção, dizendo que as medidas sob uma declaração de estado de emergência precisam ser explicadas de forma detalhada e clara.
A atual declaração de estado de emergência se aplica a Tóquio e suas três prefeituras vizinhas de Saitama, Chiba e Kanagawa.
O governador de Saitama, Ono Motohiro, disse que um aumento explosivo das infecções deve ser evitado. Ele disse que Tóquio e as três prefeituras trabalharão em conjunto para implementar medidas eficazes.
Outros governadores também expressaram preocupação com a crescente pressão sobre os recursos médicos.
A Associação Nacional de Governadores deverá compilar um conjunto de propostas para o governo central no final do dia. Provavelmente incluirá a rápida expansão da declaração de estado de emergência para outras prefeituras, caso essas áreas observem um aumento no surto de infecções.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am