Osaka, Hyogo e Kyoto pedem decretação do estado de emergência
Os governadores das províncias de Osaka, Hyogo e Kyoto pediram ao governo central do Japão para expandir sua declaração de estado de emergência para cobrir suas regiões, no oeste do Japão.
O Ministro da Revitalização Econômica, Nishimura Yasutoshi, que também é responsável pela resposta contra o coronavírus chinês, recebeu o pedido dos governadores neste sábado (9).
Nishimura disse aos repórteres que compartilha a opinião dos governadores de que a situação nas prefeituras ocidentais se tornou extremamente grave. Ele disse que considerará todos os cenários possíveis e trabalhará em estreita colaboração com eles.
Nishimura disse que pediu aos governadores que tomassem medidas alinhadas com as já existentes em Tóquio e em três prefeituras vizinhas de Saitama, Chiba e Kanagawa.
As medidas incluem a redução do horário comercial em restaurantes e bares para as 20 horas, pedindo às pessoas que se abstenham de saídas não essenciais depois das 20 horas e reduzindo em 70% o número de pessoas que se deslocam diariamente, promovendo o trabalho remoto.
Ao decidir incluir as três prefeituras ocidentais na declaração, Nishimura disse que elas analisarão a propagação das infecções, a avaliação dos leitos hospitalares disponíveis e outros fatores enquanto buscam a opinião de especialistas.
Nishimura disse que a situação nas prefeituras de Aichi e Gifu, no centro do Japão, também é muito grave. Ele acrescentou que a Prefeitura de Tochigi, ao norte de Tóquio, também relatou um rápido aumento no número de infecções.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am