Malásia declara estado de emergência
O rei da Malásia declarou estado de emergência nacional para lidar com a propagação da pandemia do coronavírus chinês.
O Palácio Real disse em uma declaração nesta terça-feira (12), que a situação do coronavírus chinês no país está em um nível muito crítico, e enfatizou a necessidade da declaração.
Em um discurso televisionado na terça-feira, o Primeiro Ministro, Muhyiddin Yassin, disse que a emergência durará até 1º de agosto – ou antes, se a situação puder ser controlada.
O decreto ocorreu apenas um dia depois que a Malásia anunciou novas restrições de viagem para seis estados por um período de duas semanas, a partir de quarta-feira (13).
O primeiro ministro também disse que sob o decreto de emergência, não haverá eleições ou sessões do parlamento ou das assembléias estaduais.
Mas ele enfatizou que o país continuará fazendo negócios como de costume, disse que não haverá toque de recolher, mas que o período de emergência dará à Malásia a calma e a estabilidade necessárias para se concentrar na recuperação econômica e na revitalização.
A Malásia tem experimentado um aumento nos casos desde que uma terceira onda de infecções começou a se espalhar pelo país em setembro. O número de infecções diárias atingiu um recorde de mais de 3.000 na semana passada.
O país tem agora um total de mais de 138.000 casos e mais de 550 mortes.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm