Japão convoca nova sessão da Dieta
O Primeiro Ministro japonês, Suga Yoshihide, expressou sua forte determinação de que os legisladores aprovem projetos de lei propostos pelo governo para enfrentar a pandemia do coronavírus chinês.
Suga falou aos repórteres antes da 204ª sessão ordinária da Dieta ser convocada, nesta segunda-feira (18).
Ele disse que fez o máximo para enfrentar os desafios, incluindo o coronavírus chinês, os gases de efeito estufa e as políticas de digitalização, nos quatro meses desde que assumiu o cargo.
Suga disse que apresentará projetos de lei à Dieta para implementar políticas sobre estas questões, e pretende explicá-los, exaustivamente, para obter o apoio do público.
Suga fará seus primeiros discursos sobre políticas nas sessões plenárias de ambas as câmaras à tarde. O líder do Partido Democrático Constitucional, da oposição, Edano Yukio, disse numa reunião dos membros do partido da Câmara Alta que o coronavírus chinês se espalhou mais do que o previsto no último mês e meio.
Ele disse que o governo está nervoso e sobrecarregado, e é incapaz de proteger a vida e a subsistência das pessoas.
Os partidos da oposição planejam questionar o governo sobre o que consideram ser sua lenta resposta à situação do coronavírus chinês.
Eles também investigarão alegadas violações de uma lei de controle de fundos políticos por um secretário do ex-Primeiro Ministro Abe Shinzo durante seu mandato.
Os legisladores se envolverão em debates acalorados durante a sessão ordinária da Dieta que se estenderá por 150 dias, até 16 de junho. Uma eleição para a Câmara dos Deputados deve ocorrer até o outono deste ano.
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am