Japão busca apoio da UE para a região Indo-Pacífico livre e aberto
O Ministro das Relações Exteriores japonês, Motegi Toshimitsu, pediu a cooperação da União Européia para promover uma região Indo-Pacífico livre e aberta. Isso ocorre à medida que a China aumenta sua presença marítima na região.
Motegi participou de uma videoconferência do Conselho das Relações Exteriores da União Européia nesta segunda-feira (25). Ele é o primeiro ministro das Relações Exteriores japonês a participar de uma reunião do Conselho.
Aparentemente, referindo-se à China, Motegi apontou os desafios de segurança nos mares leste e sul da China, e princípios como democracia e direitos humanos na região Indo-Pacífico.
Ele disse que a visão de uma região Indo-Pacífico livre e aberta, que o Japão está promovendo, está aberta à cooperação com qualquer país que compartilhe valores como o Estado de Direito.
Motegi pediu a cooperação da UE, e pediu um trabalho conjunto sobre segurança marítima e outras questões.
Muitos ministros das relações exteriores dos estados membros da UE expressaram apoio à importância de garantir uma ordem internacional baseada em leis.
No ano passado, a Alemanha e os Países Baixos publicaram suas respectivas diretrizes para o Indo-Pacífico, dando um grande impulso entre os membros para considerar diretrizes comuns.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am