Coréia do Norte chama os EUA de “o maior inimigo”
O ditador norte-coreano Kim Jong Un chamou os Estados Unidos de “o maior inimigo de seu país”. Ele também prometeu fazer avançar o programa nuclear e de mísseis de Pyongyang.
O jornal do Partido dos Trabalhadores, Rodong Sinmun, neste sábado (9), noticiou um discurso de Kim no congresso do partido, que começou na terça-feira (5).
Kim disse que as atividades políticas externas de seu país deveriam se concentrar em suprimir e subjugar os EUA, o que ele chamou de “o obstáculo básico e o maior inimigo”.
Suas observações ocorrem dias antes da posse do presidente eleito dos EUA, Joe Biden, no final deste mês.
Kim disse que não haverá mudança na política de Washington contra Pyongyang, independentemente de quem ocupe a Casa Branca. Ele disse que os EUA devem acabar com sua postura hostil como chave para as relações futuras entre os países.
Esta foi a primeira vez que Kim se referiu à sua política em relação aos EUA desde as eleições presidenciais de novembro, que foram ganhas por Joe Biden.
Kim afirmou que a Coréia do Norte vai miniaturizar e reduzir ainda mais o peso de suas armas nucleares, desenvolver armas nucleares táticas e prosseguir com a produção de ogivas nucleares superdimensionadas em uma base sustentável.
Ele disse que seu país está progredindo em direção à montagem de ogivas múltiplas em mísseis balísticos, e o desenvolvimento de um ICBM de combustível sólido. Ele também se referiu ao projeto de um submarino movido a energia nuclear.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am