Tarifas do aço da Coréia do Sul violam as regras comerciais diz OMC
A Organização Mundial do Comércio – OMC, disse que os trâmites anti-dumping sul-coreanos sobre um produto siderúrgico japonês violam as regras do comércio internacional.
Seul vem cobrando tarifas adicionais de cerca de 15% sobre as barras de aço inoxidável japonesas há 16 anos, dizendo que os preços são injustamente baixos. O produto é usado, principalmente, em válvulas para automóveis e máquinas-ferramentas.
O Japão apresentou uma queixa na OMC em 2018.
Oficiais em Tóquio dizem que um painel da OMC decidiu a favor das principais alegações do Japão de que o governo da Coréia do Sul está impondo direitos antidumping sem analisar, suficientemente, os danos à indústria nacional.
Eles saudaram a decisão desta segunda-feira (30), na qual o painel também pediu a Seul que tomasse “medidas corretivas”.
O ministério de comércio e indústria da Coréia do Sul disse que recorrerá da decisão, seguindo o procedimento de resolução de conflitos da OMC.
Os funcionários do ministério dizem que continuarão a impor as taxas extras sobre as barras de aço inoxidável do Japão.
A Agência Yonhap News, do país, citou funcionários em Seul como dizendo que o governo também poderia tentar resolver a questão através de conversações com o Japão.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm