0.9 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 3:50: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Embaixada dos EUA no Iraque atacada por foguetes

Ataques de foguete pelas "milícias apoiadas pelo Irã" em uma área que abriga a embaixada dos EUA no Iraque mataram pelo menos um civil local e danificaram o complexo da embaixada, de acordo com fontes diplomáticas dos EUA.

Embaixada dos EUA no Iraque atacada por foguetes

Ataques de foguete pelas “milícias apoiadas pelo Irã” em uma área que abriga a embaixada dos EUA no Iraque mataram pelo menos um civil local e danificaram o complexo da embaixada, de acordo com fontes diplomáticas dos EUA.

Oito pequenos foguetes lançados pelas forças iranianas que visavam, especificamente, a Zona Internacional em Bagdá, também chamada “Zona Verde”, de acordo com o Secretário de Estado Michael Pompeo. Ele condenou, veementemente, o ataque em uma declaração divulgada neste domingo (20).

Nenhum pessoal da embaixada foi ferido, mas o foguete danificou alguns bens residenciais em torno da Zona Verde, de acordo com Pompeo.

Também causou pequenos danos à própria embaixada dos EUA. O sistema de defesa antimíssil da instalação foi ativado para desviar o ataque, disse a embaixada.

A notícia do ataque ocorreu antes do aniversário de um ano da morte do general Qassem Soleimani, em um ataque aéreo, em 3 de janeiro em Bagdá. As reportagens da mídia indicam que os EUA retiraram o pessoal da embaixada em Bagdá no início deste mês, por preocupação com um potencial ataque de retaliação antes desse aniversário.

Pompeo chamou as milícias, apoiadas pelo Irã, de “o mais sério impedimento para ajudar o Iraque a voltar à paz e à prosperidade”.

A Embaixada dos EUA em Bagdá disse em uma declaração confirmando o incidente que os ataques às instalações diplomáticas “são uma violação do direito internacional”. É também um ataque à “soberania do governo iraquiano”, disse a embaixada.

SourceNPR

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img