Com apoio de Trump Israel e Marrocos concordam em normalizar laços diplomáticos
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que Israel e Marrocos concordaram em normalizar as relações diplomáticas.
Trump tuitou, nesta quinta-feira (10), que as duas nações “concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas”. Ele classificou o acordo de “um grande avanço para a paz no Oriente Médio”.
O Marrocos é o quarto país árabe, desde agosto, a concordar em normalizar os laços diplomáticos com Israel. Os outros três são os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Sudão.
O conselheiro sênior e genro de Trump, Jared Kushner, desempenhou um papel central na mediação dos acordos. Ele disse aos repórteres que Israel e Marrocos formarão, oficialmente, relações econômicas e iniciarão vôos diretos um com o outro.
Trump também tuitou que ele assinou uma proclamação reconhecendo a soberania marroquina sobre o Saara Ocidental. A área está situada no noroeste da África.
Um movimento independentista protesta contra o controle de fato do Marrocos sobre a maior parte do Saara Ocidental. Isto provocou confrontos armados.
Os analistas dizem que o reconhecimento americano da soberania do Marrocos sobre o território pode ser uma recompensa por seu acordo para normalizar os laços com Israel.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am