COI exclui Lukashenko das atividades olímpicas
O Comitê Olímpico Internacional – COI, decidiu excluir o presidente da Belarus, Alexander Lukashenko, de todas as atividades olímpicas, citando a discriminação política dos atletas.
Os atletas da antiga república soviética foram detidos ou privados de acesso aos locais de treinamento após participarem dos protestos em massa contra a reeleição de Lukashenko, que os adversários dizem ter sido manipulada.
A diretoria executiva do COI decidiu, em uma reunião nesta segunda-feira (7), tomar medidas provisórias contra o Comitê Olímpico Nacional da Belarus – CONB.
O COI está excluindo Lukashenko e dois outros executivos de todos os eventos e atividades olímpicas, incluindo os Jogos de Tóquio.
O presidente do COI, Thomas Bach, disse que os atletas bielorrussos não estavam sendo protegidos e que isto está afetando seriamente a reputação do movimento olímpico.
A diretoria também decidiu suspender todos os pagamentos ao Comitê Olímpico Nacional da Belarus, exceto aqueles relacionados aos preparativos dos atletas para os Jogos de Tóquio e os Jogos de Inverno de Pequim de 2022.
Espera-se que as medidas permaneçam em vigor até que os executivos do CONB sejam substituídos em uma reunião da assembléia geral em fevereiro.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am