Azerbaijão realiza desfile da vitória
O Azerbaijão organizou um desfile militar para celebrar o que vê como uma vitória em sua luta contra a Armênia sobre a região Nagorno-Karabakh.
Três mil soldados e outros participaram do desfile na capital, Baku, nesta quinta-feira (10), um mês após um acordo de cessar-fogo mediado pela Rússia ter sido anunciado. Tanto o Azerbaijão quanto a Armênia são ex-repúblicas soviéticas.
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, participou do evento com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan.
Aliyev disse que o Azerbaijão recuperou áreas que tinham estado sob o controle de fato da Armênia. Ele expressou sua gratidão a Erdogan pelo apoio turco no conflito, dizendo que era um exemplo da “irmandade” entre o Azerbaijão e a Turquia.
Erdogan disse: “Enquanto a Turquia e o Azerbaijão trabalharem de mãos dadas, continuarão a superar todas as dificuldades e a correr de um sucesso para o outro”.
Enquanto isso, manifestantes se reuniram, novamente, na Armênia nesta quinta-feira (11), exigindo a saída do primeiro-ministro, Nikol Pashinyan. Eles estão insatisfeitos com sua aceitação do acordo de cessar-fogo, que efetivamente sinalizou a derrota da Armênia.
Os analistas dizem que, a medida em que o acordo de cessar-fogo ajudará a estabilizar a região dependerá da Rússia e da Turquia. A Rússia está preocupada com o fato de que a Turquia está procurando aumentar sua influência através da formação de laços estreitos com o Azerbaijão.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm