Abe interrogado sobre escândalo financeiro
Fontes dizem que promotores de Tóquio questionaram o ex-primeiro ministro Abe Shinzo, de forma voluntária, nesta segunda-feira (21), sobre supostas violações de financiamento político envolvendo seu grupo de apoio.
Um dos secretários de Abe, que dirige seu grupo de apoio, está sob investigação por suspeita de violação da lei de controle de fundos políticos.
O secretário é suspeito de não comunicar as receitas e despesas relacionadas a festa anual dos apoiadores da Abe nos hotéis de Tóquio.
As festas foram realizados na véspera dos eventos de exibição de flores de cerejeira, financiados pelo governo enquanto a Abe estava no cargo.
Os custos para tais festas totalizaram mais de 190.000 dólares nos cinco anos até 2019. Acredita-se que o lado de Abe tenha pago pelo menos 77.000 dólares dos custos.
Mas o grupo de apoio não mencionou o pagamento das festas em seus relatórios do fundo político.
Abe disse, repetidamente, à Dieta que todas as despesas do partido foram cobertas pelos participantes. Ele disse que seu escritório e o grupo de apoio não tinham renda ou despesas para registrar nos relatórios de financiamento.
Falando à NHK em 24 de novembro, fontes do círculo interno de Abe disseram que sua equipe havia decidido que colocar o ex-primeiro ministro em posição de declarar algo contrário aos fatos era inevitável porque eles não mencionaram nenhum registro sobre as festas nos relatórios de financiamento.
Acredita-se que os promotores perguntaram a Abe se ele sabia sobre os relatórios e outros detalhes.
Acredita-se que o ex-primeiro ministro esteja negando qualquer envolvimento.
Os promotores de justiça parecem pensar que seria difícil lançar uma acusação criminal contra ele.
Espera-se que eles apresentem uma acusação sumária contra o secretário já no final do ano, por suspeita de violação da lei de controle de fundos políticos.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm