União Européia acusa a Amazon de violar as regras de concorrência
Autoridades da União Européia acusaram formalmente a Amazon de violar as regras antitruste do bloco. A Comissão Européia alega que o gigante americano do comércio eletrônico está desvirtuando a concorrência nos mercados varejistas on-line.
Em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (10), Margrethe Vestager, Vice-Presidente Executiva da Comissão Européia, disse: “A Amazon abusou ilegalmente de sua posição dominante como provedor de serviços de mercado na Alemanha e na França, os maiores mercados para a Amazon na União Européia.”
O uso destes dados permite à Amazon concentrar-se na comercialização dos produtos mais vendidos, o que marginaliza os comerciantes de terceiros e limita sua capacidade de crescimento”.
A Comissão disse que a Amazon utiliza dados sobre os varejistas terceirizados que vendem produtos em seus websites para obter uma vantagem no aumento de sua própria receita.
Se o veredicto final da Comissão for que a Amazon violou as regras antitruste, ela pode impor uma multa de até 10% das vendas globais da empresa.
A Amazon disse, em uma declaração, que discordava das acusações e que continuaria a fazer esforços para garantir que a Comissão compreendesse os fatos. Acrescentou que a Amazon representa menos de 1% do mercado varejista global.
- Evento beneficente em Nisshin reúne solidariedade e apoio - 23 de dezembro de 2024 6:27 am
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am