Postos de votação prontos para o dia das eleições nos EUA
As seções eleitorais estão programadas para abrir nesta terça-feira (3), de manhã, hora local, para o Dia das Eleições nos Estados Unidos. O mundo está atento para ver se o atual presidente, Donald Trump, será reeleito ou se o candidato democrata e o ex-vice-presidente Joe Biden reconquista a Casa Branca.
Os eleitores nos estados de Nova York e Virgínia estão entre os primeiros a ir às urnas nesta terça-feira.
O resultado da eleição será determinado por um sistema chamado “colégio eleitoral”.
Sob o sistema, cada um dos 50 estados dos EUA, e Washington D.C., recebe um número de eleitores baseado, aproximadamente, em sua população.
Quarenta e oito estados e Washington D.C. usam um sistema de “vencedor leva tudo”, concedendo todos os seus votos eleitorais a um único candidato.
Há 538 eleitores no total. O candidato que obtém a maioria simples, ou 270 votos do colégio eleitoral, é eleito presidente.
A eleição de 2020 está ocorrendo em meio à crescente pandemia do coronavírus chinês e a uma crescente divisão social na população norte-americana.
A resposta ao coronavírus chinês e a reabertura das atividades econômicas se tornaram grandes questões de campanha. As políticas econômicas e a questão do racismo também chamaram a atenção dos eleitores.
Biden tem liderado as pesquisas de opinião nacionais. Mas Trump reduziu a diferença.
As restrições à votação por correspondência foram flexibilizadas para tratar das preocupações com o coronavírus chinês. Cerca de 98,8 milhões de pessoas optaram por votar antecipadamente. A afluência às urnas poderia se tornar a maior em um século.
Há algumas preocupações antes do dia das eleições. Trump insistiu que os votos por correspondência são propensos a fraude e os resultados das eleições poderiam ser contestados em tribunal. Alguns relatórios também dizem que Trump pode declarar a vitória unilateralmente antes que todos os votos sejam contados.
- Japão interveio em julho no mercado cambial com 5,5 trilhões de ienes - 9 de novembro de 2024 10:26 am
- A esquerda alemã e a amnésia histórica sobre o muro - 9 de novembro de 2024 10:16 am
- Perseguição a israelenses em Amsterdã evoca tempos sombrios - 9 de novembro de 2024 9:27 am